Abertura, alteração e baixa de empresa no município

O que é

É o cadastramento da empresa para início, alteração ou baixa de atividade econômica desenvolvida no município, após a formalização junto ao Governo Federal e Estadual.

Quem pode solicitar

O Proprietário, procurador ou contador responsável.

Setor responsável

Setor Municipal de Tributação.

Horário de atendimento

Atendimento das 08:00h às 12:00h e das 13:00h às 17:00h, no Setor Municipal de Tributação, localizado a Av. Rio Branco nº116.

Requisitos e/ou documentação exigidos

Para a abertura:

  • 2 vias da DECA - Declaração Cadastral (disponível no site da prefeitura municipal em www.santarosa.sp.gov.br – “Serviços de Tributos” –“Formulário DECA”);
  • Contrato Social, registrado na Junta Comercial do Estado; 
  • Comprovante de CNPJ da Receita Federal; 
  • CLI- Certificado de Licenciamento Integrado do Via Rápida Empresa;
  • Inscrição Estadual, se houver;
  • Certificado de licenciamento de bombeiro (AVCB ou CLCB), caso haja estabelecimento; 
  • Declaração de “empresa sem estabelecimento”, quando o endereço for somente para correspondência.
  • Comprovante de opção pelo Simples Nacional, quando optante;
  • Alvará de Licença de Saúde emitida pela Vigilância Sanitária, em caso de atividades que envolvam risco à saúde.

Observação: *No Certificado de Licença do Corpo de Bombeiros- AVCB ou CLCB, deverá constar o nome do proprietário do imóvel, o nome do responsável pelo uso e atividade desenvolvida, de acordo com a documentação apresentada. Não serão aceitos documentos em nome de terceiros, e atividade diversa à informada ou cadastrada pela empresa.

    **Todos os documentos deverão ser apresentados no momento da solicitação.

Para a alteração:

  • 2 vias da DECA - Declaração Cadastral (disponível no site da prefeitura municipal em www.santarosa.sp.gov.br – “Serviços de Tributos” –“Formulário DECA”);
  • Contrato Social, registrado na Junta Comercial do Estado (para as alterações de razão social, quadro societário, CNAE e endereços);
  • Comprovante de CNPJ da Receita Federal (para as alterações de razão social, CNAE e endereço);
  • CLI- Certificado de Licenciamento Integrado do Via Rápida Empresa (para as alterações de razão social, CNAE, endereço, licença da vigilância sanitária ou licença do Corpo de Bombeiros);
  • Certificado de licenciamento de bombeiro -AVCB ou CLCB- (para as alterações de endereço ou CNAE, quando há estabelecimento)
  • Comprovante do Simples Nacional (para as alterações de enquadramento e desenquadramento)
  • Licença da Vigilância Sanitária (para as alterações de CNAE e endereço, em atividades que envolvam risco à saúde)

Para baixa:

  • 2 vias da DECA - Declaração Cadastral (disponível no site da prefeitura municipal em www.santarosa.sp.gov.br – “Serviços de Tributos” –“Formulário DECA”);

 

Como solicitar

Presencialmente ou por e-mail.

Tempo estimado de espera

A espera para atendimento será por ordem de chegada.

Previsão de prazo para execução o serviço

A retirada do comprovante de abertura, alteração e baixa (DECA via do contribuinte) será em até 10 dias.

Forma de prestação do serviço e/ou etapas do serviço

A solicitação poderá ser realizada presencialmente no Setor Municipal de Tributação, e também, através de e-mail, nos seguintes endereços eletrônicos: auditorfiscal@santarosa.sp.gov.br ou fiscalizacao@santarosa.sp.gov.br . Na opção de solicitação por e-mail, as vias da DECA deverão ser assinadas digitalmente. 

Valores e/ou taxas do serviço
Verificar a tabela de taxas municipais no Código tributário Municipal - Lei 240/14 de 17 dezembro de 2014, art. nº 380: https://leismunicipais.com.br/codigo-tributario-santa-rosa-de-viterbo-sp
Dê sua opinião sobre este serviço! Sua opinião é muito importante para nós! Nos ajude a melhor a qualidade referente à este serviço, enviando sua opinião.